sexta-feira, 22 de julho de 2011

A tecnologia de informação faz mágica?


Achou a pergunta estranha? Por mais estranha que ela parece, é pertinente. Tem gente que acha que a tecnologia de informação (normalmente relacionada somente a sistemas ou programas de computador) é a solução mágica para todos os problemas.
No entanto, a coisa não é bem assim. “Seus problemas se acabaram” é coisa para as Organizações Tabajara, na vida real nada se resolve com um estalar de dados, nem mesmo com um sistema ultra moderno, integrado, etc e tal.
A essa altura você deve estar achando que sou louco, afinal, uma pessoa ligada a tecnologia falando que tecnologia não resolve, no mínimo, é estranho, certo?
Mas é verdade. Ilude-se quem acha que ao comprar um sistema de gestão está comprando a solução para os problemas da sua empresa. Não vai, e se alguém te prometer isso, pense bem...
Um sistema é uma ótima ferramenta de trabalho, isso é indiscutível. Ele ajuda a tornar os processos mais rápidos, mais organizados, qualquer controle fica mais simples, mas repito, ele é uma ferramenta.
Vamos fazer algumas analogias. Um excelente cabeleireiro precisa de uma boa tesoura e ela é a responsável por parte do seu sucesso, no entanto, de que adiantaria uma boa tesoura nas mãos de um açougueiro? Resumindo, ela precisa estar nas mãos certas. Um bisturi é a ferramenta de trabalho de qualquer cirurgião, no entanto, um bisturi, por si só, não faz o cirurgião.
Com a tecnologia é a mesma coisa. Nas mãos certas ela faz “milagres”, no entanto, se a pessoa não souber manuseá-la e tirar proveito da ferramenta, ela não servirá para muita coisa.
Um sistema de informação deve ser compreendido como um conjunto, composto basicamente de: software, hardware e pessoas. Sim, isso mesmo, pessoas! A tarefa de administrar continua sendo essencialmente humana e, particularmente, creio que o será para sempre.
Um bom administrador, da mesma forma que o cabeleireiro e o cirurgião, que tomamos como exemplo, precisa da sua ferramenta de trabalho, no caso, um bom sistema de informação, mas não se iluda, sem a presença e perspicácia humana, nada vai funcionar do mesmo jeito.
Lembre-se sempre de que um sistema de informação implantado numa empresa organizada irá potencializar sua eficácia e torná-la cada vez mais competitiva, ao passo que um sistema de informação implantado numa empresa com problemas, potencializará suas deficiências, parafraseando as palavras de Bill Gates e alguém duvida que ele sabe administrar? Dai o motivo pelo qual muitos sistemas falham e alguns milhares de dólares são jogados fora todos os anos em projetos que nunca funcionaram.

André Luís Belini
Gerente de T.I. - Alleato Sistemas e Prof. Universitário
Bacharel em Sistemas de Informação
MBA em Gestão Estratégica de Negócios

terça-feira, 12 de julho de 2011

Fórum Internacional de Software Livre - Porto Alegre - RS

Conforme divulgamos, a Alleato esteve presente na 12. Edição do FISL (Fórum Internacional de Software Livre), que ocorreu em Porto Alegre - RS, entre os dias 29/06 e 02/07.
Foram aproximadamente 6 mil inscritos para o evento, que ocorreu na PUC - RS. Foram quatro dias de inúmeras palestras, workshops e network.
Abaixo, seguem algumas fotos do evento